sexta-feira, 5 de junho de 2009

Essa Tal Verdade...



O áudio visual “Essa Tal Verdade...”, busca retratar como o Ídolo do Teatro (Idola Theatri) - da teoria conhecida como “Crítica dos Ídolos” do filósofo Francis Bacon - se insere, através do campo educacional, na sociedade Conquistense.



Ídolo do Teatro:

“O Ídolo do Teatro são as limitações especiais seguidas de dogmas da filosofia ou da religião, que o indivíduo aceita e o impede de ver a verdade em outras teorias”. (REVISTA VOZ E LETRAS, 2007) “São opiniões formadas em nós em decorrência dos poderes das autoridades que nos impõe seus pontos de vista e os transformam em decretos e leis inquestionáveis” (CHAUÍ, MARILENA 2002, p.68)



A cidade:

Vitória da Conquista (Latitude: -14° 51' 58''/ Longitude: 40° 50' 22'') é um município brasileiro do estado da Bahia. Terceira maior cidade do estado e também do interior do Nordeste (excetuando-se as regiões metropolitanas). Capital regional de uma área que abrange aproximadamente 70 municípios na Bahia, além de 16 cidades do norte de Minas Gerais. Recebe constantemente habitantes desses municípios que procuram na cidade suporte educacional, mercadológico e de saúde.



O vídeo:

Para a elaboração do roteiro, entrevistamos diversas instituições educacionais assim como os estudantes que as compunham, a Secretaria Municipal de Educação e uma participante do programa da prefeitura “Vivendo a Terceira Idade”.

O vídeo é composto por fotografias feitas nas locações visitadas e imagens fictícias. A narração é realizada por uma criança, a qual também fora entrevistada.



A história:

A história trata de uma criança em busca de esclarecimentos a respeito de diversas situações, e para encontrá-las passa a observar o comportamento dos membros da sua família, já que estes não se dão o trabalho de ajudá-lo a encontrar a “tal verdade” de que todos falam.

A doutrina religiosa é representada pela mãe, que tem na sua crença uma verdade incontestável, mas não condena as outras pessoas por não aceitarem a sua verdade. Embora diga a importância de se seguir tal crença, não justifica o porquê dela ser considerada verdade, não possuindo assim argumentos seguros.

A doutrina científica é representada pela irmã que através da instrução educacional oferecida pelo cursinho e ensino médio contesta a verdade da mãe, e a menospreza por possuir tal crença. Porém parece simplesmente reproduzir o que lhe é passado pelas instituições “educacionais”, não apresentando argumentos plausíveis ao que afirma ser “a verdade”.

O irmão representa a doutrina filosófica e a principio parece ser flexível em relação as demais verdades e o direito de seus parentes em acreditar nelas, mas tal pensamento pode ser desconstruído quando o mesmo afirma que tanto a irmã como a mãe não conhecem a verdade por não levarem em conta a filosofia, ou seja, a sua verdade.

Ao pai pode ser conferido o valor daqueles que se inserem na zona de conforto, por estar sempre omisso.

À avó pode ser agregado o valor da experiência, o que é percebido na não falácia, mas sim na atitude de levar a criança a Casa de Convivência da Terceira Idade a fim de que o garoto formulasse os seus próprios pensamentos e conceitos em relação ao assunto. Tal atitude da avó pode ter oferecido à criança a compreensão de que deixar as doutrinas de lado é uma forma de compreender a verdade.


A maneira como cada membro da família entende a ‘verdade’, é influenciada pelo meio em que cada um deles vive, sendo que essas ‘verdades’ são apenas abstrações da realidade, que acaba, alienando, os componentes dessa família.


José Maria representa a todos nós. Ele se baseia sempre, no que ouve para esclarecer suas dúvidas, ou seja, se contenta em “entender” as coisas sob o ponto de vista das experiências vividas ou expressadas por outros e não busca o conhecimento atravéz das próprias experiências.

0 comentários:

Postar um comentário

Idolo do teatro © 2008. Design by :Yanku Templates Sponsored by: Tutorial87 Commentcute